Equipa

Multidisciplinar, coesa, com competências específicas
e altamente especializada.

Diariamente questiona o que na véspera presumiu como verdadeiro, desenvolvendo respostas inovadoras e pensamentos únicos.

Maria Pardal

Mulher. Mãe. Esposa. Alentejana. Aditiva do sarcasmo, das viagens e dos livros. Bom garfo. Tento meditar e realizar ioga, há anos.

Diretora Clínica e Terapeuta da Fala Pediátrica Miofuncional na Azul Cardume. Terapeuta Familiar, ainda em construção.

Licenciei-me em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e sou Master em Healthcare Management pela Católica Lisbon Business & Economics, com experiência na coordenação clínica de equipas multidisciplinares.

Pós graduei-me em Linguística Clínica, pela Universidade Católica Portuguesa e em Motricidade Orofacial, pelo Instituto E-PAP, especializando me nas áreas da Motricidade Orofacial, da Alimentação Pediátrica, da Fala e da Linguagem.

Sou Educadora  Clínica de estudantes da Licenciatura em Terapia da Fala, membro da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala. Realizo supervisão clínica a Terapeutas da Fala nas minhas áreas de especialidade.

Como formadora certificada, ministro formações a técnicos de saúde, de educação e a cuidadores.

Acredito que não podemos ser especialistas em generalidades, por isso, como Terapeuta da Fala Pediátrica Miofuncional, e com mais de 12 anos de experiência, trabalho exclusivamente com bebés e crianças (até 2º ciclo) e famílias, nas áreas da motricidade orofacial, da alimentação, da fala e da linguagem (oral e escrita).

Mariana Lança

Oriunda de uma família numerosa alentejana, encontrei em África as minhas primeiras raízes. Trago no sangue e na pele, a paixão pela comunicação. Acredito no poder de uma palavra, na envolvência de um abraço, na liberdade que transmite uma dança. Acredito no poder da expressão: porque a comunicação é a ponte entre nós e o mundo.

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, direcionei a minha intervenção para a Comunicação Aumentativa e Alternativa, através da avaliação e acompanhamento de pessoas com incapacidade comunicativa e respetivas comunidades.

Tenho experiência em programação de software de comunicação aumentativa e alternativa (Grid3) e em criação de histórias adaptadas (símbolos pictográficos).

Prática em promoção de competências comunicativas nos vários contextos de vida (adaptação de material pedagógico, estratégias de comunicação em sala de aula, desenvolvimento de material de comunicação personalizado e adaptado às atividades da vida diária, criação de agendas de comunicação facilitadoras para comunicar e antecipar rotinas, etc)

Ao longo dos últimos 10 anos, canalizei a minha atuação para o suporte às famílias, desenvolvendo atividades de estimulação das competências comunicativas em contexto familiar, com o objetivo de dotar os pais (ou outros parceiros de comunicação) de estratégias eficazes e afetivas para a promoção da comunicação com a pessoa com necessidades comunicativas.

 

Cristina Gil

Alfacinha de gema, sou mulher, mãe de duas miúdas, psicóloga e professora de yoga para bebés e crianças. Se não fosse isto tudo, talvez fosse cantora ou me tivesse dedicado à culinária. Adoro cozinhar e estar com amigos à volta da mesa, mas também prezo muito os meus momentos sozinha, em silêncio e na companhia de um bom livro e de uma chávena de chá. Quando o tempo aquece, sou assídua na praia e não há verão que não vá em família acampar. Os temas do desenvolvimento, aprendizagem e educação sempre me fascinaram e levaram-me à psicologia.

Licenciei-me em Psicologia Educacional no ISPA e, mestrei-me, em Psicologia da Educação e Orientação pela Faculdade de Psicologia, de Lisboa. Pelo caminho, fiz um Máster em Gestão de Equipamentos e Projetos de Atividades de Tempo Livre e Socioculturais, na Universidade de Barcelona e uma Pós-graduação em Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional, também na Faculdade de Psicologia.

Ao longo de treze anos trabalhei em diferentes escolas públicas e colégios, sendo que nos últimos 9 anos fui coordenadora do gabinete de psicologia de um colégio internacional. Ao longo desses anos, fui ampliando a minha formação em diversas áreas, destacando a Pós Graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa – vertente crianças/adolescentes (da qual já completei 7 semestres teórico-práticos) e a Certificação como Educadora de Sala de aula em Disciplina Positiva, pela Positive Discipline UK Association.

O yoga já me acompanhava como prática pessoal, mas foi a maternidade (mãe de duas) que me fez repensar e reajustar a minha vida, tentando conciliar estas duas áreas de forma harmoniosa e em paz com a minha vida familiar. Foi assim, que surgiu o meu projeto, o “Faz Traz Paz” que tem como base o yoga para bebés, crianças e famílias.

Mais recentemente, formei-me também em yoga para bebés crianças e mindfulness e em aleitamento materno. Sendo que temas como a concepção, a gravidez, a maternidade, a amamentação, a parentalidade, o mindfulness, são temas muito presentes no meu estudo atual por estarem alinhados com o que acredito contribuir para o bem-estar dos bebés, das crianças, das mães e das famílias.

Ana Calado

Licenciei-me em Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana. Desde então, sou Psicomotricista e intervenho com crianças e adolescentes, quer em carácter preventivo, quer em acompanhamento reeducativo e terapêutico, em diversos contextos, como clínica, escola e domicílio.

Fiz a Especialização Avançada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, bem como outras formações essenciais para a prática clínica com esta casuística, nomedamente, curso de Discalculia e Baixo Rendimento na Matemática, curso de Disgrafia e Disortografia, entre outras.

Realizei a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, sendo certificada para ministrar formações a profissionais de saúde e equipas educativas.

Orientei Estágios Académicos de Licenciatura e Mestrado em Reabilitação Psicomotora.

A frase “Pensar o corpo para o corpo poder sentir; sentir o corpo para o corpo poder pensar.”, da Associação Portuguesa de Psicomotricidade, é a essência do meu trabalho. É necessário escutar e refletir sobre o corpo, a partir do qual interagimos com o mundo, sendo por isso a base da aprendizagem humana.

Cátia Costa

Mãe, esposa e alfacinha mas com muitas costelas alentejanas. Já morei no Alentejo, em Macau e em Londres. Adoro viajar, livros e guloseimas.

Licenciei-me em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica e pós graduei-me em Fisioterapia Pediátrica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

Trabalhar com bebés e crianças foi algo que sempre soube que queria fazer e o rumo da Fisioterapia acabou por surgir como o caminho perfeito.

Desde o término da minha licenciatura que direcionei a minha intervenção para a área pediátrica, dedicando-me em exclusivo à 1ª infância, tendo experiência e dedicando-me em exclusivo à fisioterapia respiratória e a perturbações do neuro desenvolvimento.

Mãe, esposa e alfacinha mas com muitas costelas alentejanas. Já morei no Alentejo, em Macau e em Londres. Adoro viajar, livros e guloseimas.

Licenciei-me em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica e pós graduei-me em Fisioterapia Pediátrica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

Trabalhar com bebés e crianças foi algo que sempre soube que queria fazer e o rumo da Fisioterapia acabou por surgir como o caminho perfeito.

Desde o término da minha licenciatura que direcionei a minha intervenção para a área pediátrica, dedicando-me em exclusivo à 1ª infância, tendo experiência e dedicando-me em exclusivo à fisioterapia respiratória e a perturbações do neuro desenvolvimento.

Joana Baleia

Joana Baleia
Nutricionista, recém mãe, apaixonada pela área de bem nutrir desde o 1º dia!

A sua missão passa por ajudar os pais a proporcionar o ambiente mais saudável possível aos seus bebés e crianças, revolucionando a alimentação de toda a família, apostando na prevenção para que não problemas comportamentais e de saúde no futuro!

Desde 2015 que exerce na área da Nutrição Infantil, coordenou programas de Promoção da Saúde e Alimentação Saudável em escolas e municípios, e integrou a equipa de investigação portuguesa do Estudo COSI da OMS, a qual vigia a Obesidade infantil na Europa.

Criar uma boa relação com a comida precocemente, mas sem extremismos, valorizando o equilíbrio entre o bem estar-físico e mental é o que a motiva porque é indiscutível o quanto isso é basilar na qualidade de vida de qualquer ser humano.

Atua desde a fase da pré-conceção porque acredita que bebé a bebé, família a família, pode-se quebrar o ciclo vicioso de maus hábitos alimentares que passam de geração em geração, e contribuir para uma população com mais saúde e qualidade de vida!

Intervém especificamente ao nível da pré-conceção, gravidez, pós-parto; da introdução alimentar do bebé; da seletividade alimentar, da nutrição do bebé, da criança e do adolescente e da reeducação alimentar e gestão do peso.

Beatriz Carvalho

Vinda do norte do país, mais precisamente de Santa Maria da Feira e fixando-se na capital há mais de sete anos, gosta de viajar e de conhecer novas culturas.

A música sempre esteve presente na sua vida, mas aos sete anos começou a frequentar uma escola de música e a aprender a tocar violino, acreditando, desde então, que a música é uma área que possibilita a inter-relação com os outros e com o eu pessoal.

Mais tarde, aos quinze anos, decide que o seu futuro passaria pela música e inicia a sua formação avançada na Escola Profissional de Viana do Castelo nesta área.

É licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova, desde 2019.

Depois da aventura por terras lisboetas, decide explorar o país ao lado, vivendo durando um ano em Barcelona para estudar Musicoterapia.

Desde 2021 que integra uma equipa que se dedica à exploração musical desde a fase pré-natal até à infância.

A guitarra e o piano constituem parte do seu dia a dia aquando da sua profissão como professora de música para bebés e crianças.

É apaixonada pelo desenvolvimento do bebé pois acredita que a música influencia significativamente áreas cognitivas, físicas e emocionais desde a gestação até à infância.

Mestrado em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa.